ENCONTRE PALAVRAS DE LUZ!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ATIVO!

Região Ativa 2209: esse é novo nome do monstro


Em 24 de outubro, a gigantesca região ativa AR2192 chamou a atenção do mundo ao bater o recorde de maior mancha solar dos últimos 24 anos. Agora, depois de se esconder por mais de 15 dias na face posterior do Sol, o monstro está de volta. E ainda muito grande!

Mancha Solar AR2209



Antes de retornar, em 24 de outubro a mancha AR2192 chegou a atingir 2740 milionésimos do disco solar, uma área equivalente a 8,32 bilhões de quilômetros quadrados ou 17 vezes a superfície da Terra. Naquela ocasião, durante diversos dias a região produziu inúmeros flares de alta magnitude, alguns deles dentro da temida classe-x, mas por sorte não foram produzidas ejeções de massa coronal significativas dirigidas ao nosso planeta.


Aqui está um olhar atualizado no disco solar visível na segunda-feira. A atividade solar durante as últimas 24 horas foi alta. Região 2209 foi reponsável pelo maior evento X-Ray, uma explosão solar M5.7 atingindo um máximo de 17:48 UTC no domingo e hoje segunda.
Foto: Bom dia.  Aqui está um olhar atualizado no disco solar visível na segunda-feira.  A atividade solar durante as últimas 24 horas foi alta.  Região 2209 foi reponsável pelo maior evento X-Ray, uma explosão solar M5.7 atingindo um máximo de 17:48 UTC no domingo.  O evento não gerou uma CME notável.  A região ativa tem sido bastante estável desde então.  Todas as outras regiões numeradas visíveis são tranquila nesta manhã.  Nova região 2214 continua a formar-se no quadrante sudeste, mas ainda não é considerado uma ameaça para fortes explosões solares.  Em outra parte, um flare C6.5 menor foi observado em 09:07 UTC esta manhã ao largo da NW Membro.  Continuarão a existir uma chance para um isolado M-flare durante as próximas 24 horas.  Fique atento ao www.solarham.com para as últimas informações.  O SolarHam Sunspot Mapa para 17 de novembro foi atualizado.  http://www.solarham.net/regions/map.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário