ENCONTRE PALAVRAS DE LUZ!

terça-feira, 3 de março de 2015

O NOVO UNIVERSO



Há algo muito estranho com o Universo jovem. Ao mergulharem nas entranhas do tempo e do espaço, astrônomos investigaram uma galáxia cuja luz foi emitida quando o Universo tinha “apenas” 700 milhões de anos de idade. E ela parece velha demais para aquela época remota.


A descoberta de um quasar muito brilhante no Universo jovem. Já falamos deles recentemente, mas não custa lembrar que quasares são essencialmente buracos negros gigantescos que moram no coração de cada galáxia e estão num momento particularmente ativo — deglutindo matéria, por assim dizer. É o que os torna brilhantes.

A gravidade desse amontoado galáctico é tão poderosa que age como uma “lente”, magnificando a luz dos objetos que estão mais afastados. Os astrônomos estimam que seu brilho tenha sido aumentado em nove vezes, após sua luz passar em meio ao aglomerado de galáxias, antes de chegar até nós.

Essa época crucial do Universo é chamada de “era da Reionização” — um nome chique dado ao período em que as primeiras estrelas começaram a brilhar no Universo e delinear as primeiras estruturas galácticas. 

Ao observar objetos como esses, estamos investigando justamente a velocidade e a dinâmica dessa era crucial em que o cosmos começou a ganhar seus elementos mais pesados — coisas muito caras a nós, como carbono, enxofre, nitrogênio e oxigênio.


Uma forma alternativa de estudar a reionização é por meio da análise da radiação cósmica de fundo do espaço Agora o Novo.A essa altura, a arrogância humana precisa dar lugar à reverência. Convenhamos: o Universo já era espetacular muito antes desta Novo olhar que será mais Surpreendete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário